18.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
- Publicidade -

AGRONEGÓCIO INVESTE EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BUSCANDO NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO

Ao analisarmos o perfil dos consumidores na esfera mundial, observamos uma significativa mudança em seus hábitos de consumo, considerando estarem mais preocupados e atentos com as questões ambientais, buscando produtos, alimentos e serviços que causem menos impactos socioambientais negativos, tendo a demanda por produtos sustentáveis aumentado 55% entre junho de 2019 e maio de 2020, de acordo com uma pesquisa feita pelo Mercado Livre.

Em atenção a isso, o agronegócio tem, cada vez mais, se conscientizado e focado na sustentabilidade para mudar hábitos e adequar suas atividades produtivas a esse objetivo comum, investindo em tecnologia, biofertilizantes, certificações para manter suas atividades de maneira a atender as boas práticas e as exigências do mercado.

No final de agosto deste ano foi lançada no Brasil a primeira linha de produtos com certificação de carne carbono neutro, indicando que a produção de bovino de corte foi desenvolvida em sistemas com plantação obrigatória de árvores, a fim de que o metano entérico, um dos principais gases causadores do efeito estufa, exalado pelos animais seja neutralizado. 

O sistema de certificação de carne carbono neutro fora desenvolvido pela Embrapa, percebendo-se que cerca de 200 árvores por hectare são suficientes para neutralizar o metano emitido por 11 bovinos adultos por hectare ao ano.

Citamos ainda o projeto piloto em agricultura de baixo carbono iniciada pela Embrapa em conjunto com a Bayer, por meio de um aporte de mais de R$ 1,2 milhão, a ideia é remunerar o produtor que adotar técnicas de agricultura de baixo carbono, garantindo produtividade, contribuindo com a reputação do agro brasileiro e a melhorando a gestão de risco socioambiental.

O agronegócio tem se empenhado na busca por soluções efetivas para contribuir com a preservação do meio ambiente, buscando a valorização da cadeia produtiva e, consequentemente, dos produtos rurais, atendendo aos anseios de seus consumidores.

  • Marianna Teixeira Eugênio, advogada, sul mato grossense de coração, pós-graduanda em Direito Agrário e Agronegócio pela FMP, colunista do Morena News.
Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -