30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
- Publicidade -

INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

Atualmente, tem-se intensificado a busca por melhores práticas agropecuárias, capazes de contribuir com a preservação do meio ambiente, que garanta segurança alimentar aos seus consumidores e, consequentemente, mantenham a qualidade do solo.

O sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) é uma boa estratégia, pois possui como objetivo recuperar a capacidade produtiva do solo, intensificar o uso da terra, contribuir para o desmatamento e diminuir a emissão de carbono, proporcionando aumento no indicador saúde ambiental e pessoal.  

INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

Tal prática consiste na exploração da atividade agrícola e pecuária de maneira integrada, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área e em épocas diferentes, controlando a degradação do solo, aumentando a eficiência no uso dos recursos naturais com menor impacto ambiental.

A pastagem, por exemplo, pode ser consorciada com grãos, sendo que, alguns dias ou semanas após a colheita, o capim estará pronto para o pastejo, o que garante um pasto de ótima qualidade na entressafra, bem como poderá ser utilizada para pecuária ao longo do período de seca.

Em entrevista à revista Globo Rural, o presidente do conselho gestor da Rede ILPF, Renato Rodrigues, afirmou que “a sustentabilidade é uma premissa para o agronegócio e para o mercado global, e a integração é um sistema que se adapta a todas as regiões brasileira”

Nessa premissa, muitos produtores rurais e pecuaristas tem creditado no sistema de integração para melhorarem seus ganhos econômicos, ambientais e sociais, estando a prática em expansão no nosso país.

O futuro é integrado. Revista Globo Rural. São Paulo. N.º 420. 2020.

  • Marianna Teixeira Eugênio, advogada, sul mato grossense de coração, pós-graduanda em Direito Agrário e Agronegócio pela FMP, colunista do Morena News.
Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -