27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
- Publicidade -

Chefe da ONU manifesta preocupação com isolamento do sul da África devido à ômicron

A África do Sul, onde foi a variante ômicron foi detectada pela primeira vez, vai superar 10 mil novos casos diários de coronavírus ao final desta semana, de acordo com os epidemiologistas. Ministro da Saúde da África do Sul diz que não há motivo para pânico
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta segunda-feira (29) que está preocupado com o isolamento dos países do sul da África depois que novas restrições de viagem em combate à Covid-19 foram impostas por vários países devido à nova variante ômicron do coronavírus.
“Peço a todos os governos para que considerem testagens repetitivas para viajantes, juntamente com outras medidas apropriadas e verdadeiramente eficazes, com o objetivo de evitar o risco de transmissão assim como permitir viagens e engajamento econômico”, disse Guterres em comunicado.
Leia também
OMS: ômicron representa risco elevado, mas há dúvidas sobre o potencial de danos que a variante pode causar
ÔMICRON: O que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul
PELO MUNDO: Japão fecha fronteiras para estrangeiros; Austrália suspende reabertura
África do Sul deve bater 10 mil casos por dia
A África do Sul, onde foi a variante ômicron foi detectada pela primeira vez, vai superar 10 mil novos casos diários de coronavírus ao final desta semana, prevê o epidemiologista Salim Abdool Karim.
Representação mostra diferenças nas mutações entre a variante delta e ômicron do coronavírus
Cortesia Hospital Bambino Gesù de Roma
O especialista sul-africano deu uma entrevista coletiva do ministério da Saúde. Ele previu que “em duas ou três semanas” o país começará a observar uma situação preocupante nos hospitais.
Os cientistas anunciaram na quinta-feira a detecção da variante ômicron no país. Esta nova forma de Covid-19 apresenta um risco muito elevado para o mundo, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda há muitas incógnitas sobre a nova variante, especialmente sobre sua virulência e transmissibilidade.
De acordo com as primeiras observações, cientistas acreditam que as vacinas anticovid atuais continuarão sendo eficazes contra as formas graves da doença, disse Abdool Karim.
“Não devemos entrar em pânico. Já vivemos isto”, insistiu o ministro da Saúde, Joe Phaahla, ao recordar que o país já enfrentou a propagação das variantes beta e delta. Nos próximos dias e semanas, nossos cientistas terão as respostas, afirmou ele.
O anúncio da detecção da nova variante provocou pânico e, em poucas horas, muitos países decidiram fechar o território aos viajantes procedentes do sul da África.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -