31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
- Publicidade -

VACINAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM 50 PONTOS E TESTE PARA COVID-19 É FEITO EM TODAS AS UNIDADES

Com o aumento do número de casos de Covid-19 em Campo Grande, em decorrência da circulação da subvariante da Ômicron, a BQ.1, nos estados vizinhos, e a aproximação das festas de final de ano e férias, que resulta em viagens, há a preocupação de se manter protegido contra a infecção e evitar transmiti-la para outras pessoas. A vacina, principal arma para o combate à doença, está disponível em mais de 50 pontos de imunização na Capital, e o teste rápido, padrão ouro no diagnóstico, pode ser feito em todas as 73 unidades de saúde. 

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 11h e das 13h às 16h45, em 51 pontos de imunização e aos sábados e feriados, entre 7h30 e 17h, em três unidades de plantão. “Sabemos da dificuldade que algumas pessoas têm de deixar o serviço um pouco mais cedo, para se vacinar, por isso há vacinação também em esquema de plantão”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Para ele, ampliar a aplicação do segundo reforço para quem tem 18 anos ou mais, como acontece desde ontem (28), é uma estratégia eficaz para tentar reduzir um possível crescimento no número de casos entre os meses de dezembro e janeiro. “Já percebemos um crescimento nos casos positivos, mas ele ainda é muito discreto, e não queremos passar pelo mesmo cenário que tivemos no ano passado”, explica. 

O segundo reforço vacinal está disponível para toda a população que tenha 18 anos ou mais e que recebeu a primeira dose de reforço há pelo menos três meses. Quem tem pelo menos 12 anos e concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses toma o primeiro reforço, com exceção das pessoas que têm 18 anos ou mais e imunocomprometimento grave, para elas o intervalo é de 28 dias. 

Poderá iniciar o esquema vacinal qualquer pessoa que tenha 3 anos de idade, a segunda dose será aplicada conforme o recomendado pelo fabricante da vacina e a data estará anotada no comprovante de imunização. Os bebês entre seis meses e dois anos que tenham comorbidades também podem se vacinar, o esquema vacinal deles é composto por três doses, sendo a segunda aplicada após quatro semanas e a terceira com um intervalo de oito semanas da anterior. 

Onde testar? 

VACINAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM 50 PONTOS E TESTE PARA COVID-19 É FEITO EM TODAS AS UNIDADES

Caso apresente algum sintoma respiratório, como tosse, coriza, dores de cabeça ou garganta e febre, é necessário realizar o teste para diagnosticar ou descartar a infecção por Covid-19, uma vez que o paciente contaminado deverá cumprir isolamento, para evitar que transmita o vírus a outras pessoas. 

O teste pode ser feito em qualquer uma das 73 unidades de saúde da Capital, de acordo com o horário estipulado pela equipe. O paciente tem o resultado do exame em até vinte minutos, e com a mesma confiança apresentada pelo RT-PCR, que é considerado padrão ouro no diagnóstico da doença. 

Apesar de não ser obrigatório o uso de máscaras, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recomenda que esta seja usada por pacientes que apresentem sintomas respiratórios, por pessoas acima dos 60 anos ou que tenham comorbidades, gerando, assim, mais uma barreira para se proteger do vírus.

VACINAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM 50 PONTOS E TESTE PARA COVID-19 É FEITO EM TODAS AS UNIDADES
Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -