Início Esportes Palmeiras x Flamengo: confio mais na coragem de vencer dos times do...

Palmeiras x Flamengo: confio mais na coragem de vencer dos times do que no medo de perder

0
Lado psicológico na final da Libertadores neste sábado também será muito importante Finalmente os jogadores de Palmeiras e Flamengo poderão focar só na final da Libertadores, sábado, às 17h, em Montevidéu, no Uruguai.
É muito ruim passar por isso, porque a cabeça sempre fica presa ao jogo mais importante. Na realidade, eles querem que tudo passe rápido para poder sonhar com a decisão da Libertadores
Vem muita ansiedade e é normal, porque você sonha com um jogo desses. Qual atacante não sonha em fazer o gol do título? Qual goleiro não sonha em fazer a grande defesa da vida em uma final?
Eu passei por isso na Itália, pelo Torino, na Copa da Uefa de 91/92. Fizemos a final com o Ajax, da Holanda, e antes desse jogo enfrentamos o grande Milan. Por coincidência, o resultado foi o mesmo que Palmeiras e Flamengo tiveram no Brasileirão contra Atlético-MG e Grêmio, respectivamente: 2 a 2.
A gente fica tenso e preso ao jogo. A cabeça só pensa nisso.
Estádio Centenário, palco da final da Libertadores
Reprodução twitter
Por isso, acredito que deveria ter uma psicóloga (o) nesses momentos para conversar, deixar o jogador falar o que está sentindo, sonhos, medos… a gente sempre tenta adivinhar o futuro para ser campeão.
Eu sou muito a favor de um trabalho psicológico forte e constante para os atletas, principalmente os de ponta, como são os jogadores dos times do Abel Ferreira e do Renato Gaúcho.
No Corinthians do começo dos anos 80 já tinha um grande psicólogo, o saudoso Dr. Flávio Gikovate, que conversava com a gente sempre que estávamos concentrados. Nada obrigatório, mas tínhamos terapia de grupo e quem quisesse fazia a individual.
Vejo esse jogo com muita tensão porque são os últimos dois campeões da Copa Libertadores. Parece um tira-teima. Daqui até sábado, o trabalho mais importante é do lado emocional mesmo, porque qualquer tática que os treinadores escolherem, os seus jogadores já são habituados. Os dois times se conhecem bem.
Abel Ferreira durante o treino do Palmeiras
Cesar GrecoPalmeiras
Tem pouca chance de alguém se surpreender. O lance mesmo é quem estará melhor preparado emocionalmente para essa final.
A primeira do Abel com público de verdade. Contra o Santos ainda estávamos no auge da pandemia e só foram alguns convidados.
Pelo que sei, a torcida do Flamengo já comprou todos os ingressos destinados a eles, mas a do Palmeiras ainda não. Mas as despedidas dos times antes dos embarques foram bem eufóricas e festivas, com gritos de incentivo e força para os jogadores.
Renato Gaúcho no treino do Flamengo
Alexandre Vidal/Flamengo
Duas grandes torcidas, de dois grandes clubes, com histórias fantásticas e torcedores fanáticos, que acreditam na vitória. Eu acredito e torço para que seja um jogo aberto, com os times tendo mais coragem de vencer do que o medo de perder.
Isso vai depender dos seus treinadores. Abel Ferreira e Renato Gaúcho são técnicos que já venceram a Libertadores da América e sabem como é gostosa a sensação de levantar essa taça, por isso confio na coragem deles, e não no medo.

Fonte: Globo Esporte

Comentários do Facebook

Sair da versão mobile