Início Esportes Raio-X: Londrina usa 59 jogadores na temporada 2021; Safira é o artilheiro,...

Raio-X: Londrina usa 59 jogadores na temporada 2021; Safira é o artilheiro, Bianqui quem mais joga

0
Tubarão passa por mudanças ao longo do ano, tem três treinadores diferentes e utiliza mais de cinco times entre Paranaense e Série B; veja os números do Londrina na temporada O Londrina teve um ano de várias mudanças ao longo da temporada 2021. Campeão do Paranaense e com permanência garantida na Série B do Brasileiro, o Tubarão foi comando por três treinadores (sem contar o interino Edison Borges) e utilizou 59 jogadores ao todo.
O ataque teve um desempenho tímido ao longo do ano, com 53 gols marcados em 55 jogos disputados (média de menos de um gol por partida). O goleador do Tubarão foi Safira, com oito gols – ele deixou o clube no fim de agosto, ainda na metade da Série B, para defender o Belenenses SAD, de Portugal.
Quem mais entrou em campo foi Matheus Bianqui, que atuou como meia e também como lateral-direito – o jogador foi o vice-artilheiro do time na temporada.
+ Estatísticas do Londrina em 2021
Qual o melhor jogador do Londrina na campanha da Série B do Brasileiro 2021?
Initial plugin text
Confira números e curiosidades da temporada alviceleste:
Mais de cinco times
O Londrina teve 59 jogadores que entraram pelo menos uma vez em campo ao longo da temporada. Como o Campeonato Paranaense foi se estendendo na temporada (começou em fevereiro e terminou em setembro), o Tubarão teve que apostar na utilização de nomes da base na reta final do estadual.
Dos 59 jogadores utilizados, 20 saíram durante o ano e já não estavam mais no elenco no fim da Série B do Brasileiro. O clube apostou também em várias contratações ao longo do ano – foram 19 só para a Série B.
Matheus Bianqui é quem mais jogou pelo Londrina em 2021
Ricardo Chicarelli/Londrina EC
Top-5 dos que mais jogaram
Matheus Bianqui foi o jogador do Londrina que mais entrou em campo na temporada: 47 vezes, sendo 44 como titular. Ele começou o ano na função de origem, como meia, mas depois passou a jogar como lateral-direito com o técnico Márcio Fernandes, até pela necessidade na posição.
Em seguida vem o zagueiro Marcondes, com 44 jogos, todos como titular. Luiz Henrique, que foi lateral-esquerdo e atacante, somou 41 partidas, 28 delas como titular, mas perdeu espaço na reta final. O volante Jean Henrique (37 jogos, 18 como titular) e o meia Marcelo Freitas (36 partidas, 31 como titular) fecham o top-5.
Mais notícias do Londrina no Twitter
Siga o GE/PR no Facebook
Estatísticas do Londrina na temporada
Artilheiros
Safira saiu em agosto, mas terminou o ano como artilheiro do Londrina na temporada. Foram cinco gols no Campeonato Paranaense e outros três na Série B do Brasileiro. Contratado para substituir o próprio Safira, o centroavante Zeca foi o goleador do time na Série B, com cinco gols. Quem também balançou a rede cinco vezes foi Matheus Bianqui (três no estadual e dois no Brasileiro).
Safira foi o goleador do Londrina em 2021
Gustavo Oliveira/LEC
Garçons
O garçom do Tubarão em 2021 também deixou o clube ao longo da temporada. O meia Adenílson somou cinco assistências, sendo quatro no Paranaense e uma na Série B. Ele deixou o Londrina em julho para jogar no futebol árabe.
Luiz Henrique vem logo atrás, com quatro assistências. Douglas Santos, Safira, Zeca e Caprini deram três passes decisivos cada.
Treinadores
O Londrina começou a temporada com Silvinho Canuto no comando, mas ele ficou no cargo em apenas três jogos do Paranaense, sendo demitido após três empates seguidos.
Roberto Fonseca foi o escolhido para a vaga, assumindo no fim de março. O treinador comandou o Londrina em 22 jogos, com seis vitórias, 10 empates e seis derrotas – 42,4% de aproveitamento. Deixou o clube na vice-lanterna da Série B, na 10ª rodada, e classificado para a final do Campeonato Paranaense.
Após o interino Edison Borges comandar o time na derrota para o Operário-PR, na Série B, Márcio Fernandes assumiu como técnico do Tubarão. Ele somou 27 jogos na Série B, com 10 vitórias, sete empates e 10 derrotas (45,67% de aproveitamento na competição), evitando o rebaixamento na última rodada.
Além disso, Márcio Fernandes foi campeão paranaense, ganhando nos pênaltis do FC Cascavel, após empate nos dois jogos da final. O treinador deixou o Londrina logo depois da Série B e acertou com o Paysandu.
Mudanças no time
O Londrina foi mudando de cara entre as competições e também com as mudanças de treinador. Do time que estreou no Paranaense, contra o Maringá, cinco titulares saíram durante o ano. Se compararmos com a final do estadual, só quatro jogadores foram mantidos na escalação.
A mudança fica ainda mais nítida quando comparamos o Londrina que começou a Série B com o que encerrou a competição: só o goleiro César foi titular nos dois jogos. Sete titulares da última rodada chegaram ao longo do campeonato (Elacio Cordoba, Saimon, Eltinho, João Paulo, Jhonny Lucas, Gegê e Zeca).
Escalação do Londrina na estreia do Paranaense: Dalton; João Carlos, Marcondes, Willian Correia e Luiz Henrique (Luan Marchiori); Jean Henrique, Matheus Bianqui e Adenílson (Danilo); Douglas Santos (Wilker), Safira (Carlos Henrique) e Victor Daniel (Thiago Henrique).
Escalação do Londrina na final do Paranaense: Dalton; Luan Marchiori (Celsinho), Zé Pedro, Augusto e Felipe Vieira; Bidía (Jean Henrique), Matheus Bianqui e Marcelo Freitas (Toni Nang); Victor Daniel (Danilo), Salatiel e Luiz Henrique (Juan Matos).
Escalação do Londrina na estreia da Série B: César; Talison (Augusto), Marcondes, Lucas Costa e Felipe Vieira; Jean Henrique (Tárik), Matheus Bianqui e Adenílson (Ricardo Luz); Douglas Santos, Salatiel (Tiago Orobó) e Safira (Caprini).
Escalação do Londrina na última rodada da Série B: César; Elacio Cordoba, Saimon, Augusto e Eltinho; João Paulo (Jean Henrique), Jhonny Lucas (Bidía), Gegê (Celsinho) e Mossoró (Marcelinho); Caprini e Zeca (Roberto).
De olho em 2022
O Tubarão entrou em férias e volta apenas no início de janeiro, quando começa a preparação para o Campeonato Paranaense 2022 – a estreia será contra o Maringá, no dia 23 de janeiro. Na próxima temporada, Londrina terá também a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro, além da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

Fonte: Globo Esporte

Comentários do Facebook

Sair da versão mobile