Início Entretenimento Brincadeira e inclusão de mãos dadas em lançamento infantil interativo

Brincadeira e inclusão de mãos dadas em lançamento infantil interativo

0
Divulgação/Vera Lúcia Guimarães

Em “Laços de Virtude”, a escritora Vera Lúcia Magalhães estimula o despertar de virtudes como solidariedade e empatia em livro de contos

Vera Lúcia Magalhães sempre se perguntou de que forma poderia contribuir para tornar a sociedade mais inclusiva e empática. Hoje, aos 66 anos de idade, a escritora e professora aposentada sente que plantou uma sementinha em favor de um mundo melhor. “Descobri que se pudesse ‘despertar’ as virtudes nas crianças ao invés de ‘transformar’ os adultos, isso seria um grande começo”, explica Vera.

Por meio do lançamento Laços de Virtudes, a paulistana com formações em Educação Física pela USP e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de SP dialoga com os pequenos sobre abandono familiar, adoção, diversidade social e inclusão das pessoas com deficiência. Dividido em sete contos, o livro traz lições sobre as adversidades da vida e mostra que sempre é possível encontrar uma saída.

A seguir, confira a conversa em que a autora revela mais detalhes deste que é seu primeiro livro. 

<strong>Brincadeira e inclusão de mãos dadas em lançamento infantil interativo</strong>

Divulgação/Vera Lúcia Guimarães

1. Vera, por dez anos você foi professora de balé para crianças. Foi esse contato constante com o público infantil que te motivou a escrever “Laços de Virtudes”?

Vera Magalhães: Na verdade, eu diria que os 10 anos como professora plantaram algumas sementes para a reflexão. E pelos 34 anos seguintes, em outra carreira, continuei inquieta e buscando respostas; quando, então, decidi que, apesar de ser uma jornada desafiadora, escrever um livro valeria a pena se através dele eu pudesse deixar um legado.

2. Qual é a principal mensagem que o seu livro traz aos pequenos e grandes leitores?

V. M.: Que o mundo precisa melhorar e que todos podemos fazer nossa parte, por menor que venha a ser. A solidariedade, o respeito, a empatia, o apoio, o acolhimento ao próximo, e muitas outras virtudes podem construir um Ser melhor. E podemos alcançar tudo isso se nos disponibilizarmos a colaborar.

3. A sua obra conta com QR Codes que levam a vídeos no YouTube e outras atividades interativas, que fazem a história ficar mais atrativa. Como você acha que essas atividades contribuem para o aprendizado das lições de cada conto?

V. M.: Após a leitura reflexiva, a criança está receptiva. A vivência lúdica vai favorecer a introspecção, trazer novas experiências e sensações de prazer, que ficarão associadas ao aprendizado, o que é extremamente positivo, além claro, do momento de lazer e descontração que ela terá.

4. Em “Laços de Virtudes”, o leitor encontra personagens com deficiência física, visual e auditiva. O que te levou a trabalhar a inclusão nos contos?

V. M.: Entendo que o mundo mudou o ‘olhar’ nos últimos 10-15 anos. Até então, a deficiência era vista como agente de incapacidade, impotência e até mesmo trazia alguma conotação pejorativa. As pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade. Hoje, felizmente, isso mudou muito! As leis mudaram, empresas passaram a recrutar, treinar, fazer modificações em suas instalações para permitir a acessibilidade, os edifícios em geral no mundo todo abraçaram essa causa e hoje tudo isso é uma feliz, e necessária, realidade.

O livro veio para mostrar que tudo isso deve ser visto de forma natural, pode acontecer com qualquer um, inclusive com os animais. Mas sempre vai existir alguma forma de superar a dificuldade ou limitação, e que pessoas boas no mundo acolherão. Daí a necessidade de despertar a empatia, o respeito, o amor, e todas possíveis virtudes.

5. Como você acredita que o seu livro pode contribuir para um mundo melhor?

V. M.: Dar vida ao livro já me fez ser alguém melhor. Escrever e refletir sobre todos os ensinamentos em cada conto me fez olhar mais profundamente para tudo. Desejo que os leitores também possam descobrir isso, praticar e propagar. É simples e fácil, basta querer. Como dizem — O mal contamina. O Bem contagia! Faça a melhor escolha…

6. Vera, você tem mais projetos literários em mente? Se sim, conte um pouco mais sobre os próximos passos.

V. M.: Tenho sim. Meu próximo livro já está na metade, e diferente desse infantil, é um romance-ficção entre Anjos. Uma história leve, de narrativa doce, onírica, com situações incríveis, nunca imaginadas em nosso mundo terreno, diferente dos romances tradicionais, onde a descoberta da essência do amor verdadeiro vem à tona através do olhar, gerando uma profunda conexão entre as almas. Levanta questionamentos internos e levam o leitor a refletir por que não? E se fosse possível?

Para saber mais sobre o livro “Laços de Virtudes”, clique aqui!

Comentários do Facebook

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile