22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
- Publicidade -

Cultivo ilegal de maconha faz condado nos EUA declarar estado de emergência

Maconha é legalizada no estado de Oregon, que enfrenta problemas com fazendas que atuam na clandestinidade. Porta-voz da governadora diz que produtores ilegais ‘ferem o mercado da maconha legal’. Folhas de cannabis, usadas para produzir maconha, fotografadas em 19 de novembro durante protesto em frente ao Senado do México
Carlos Jasso/Reuters
O condado de Jackson, em Oregon, declarou nesta quarta-feira (13) estado de emergência devido ao aumento em número e em tamanho de fazendas ilegais de maconha. O estado americano legalizou o uso recreativo da cannabis e de todas as outras drogas, desde que dentro de certas condições (saiba mais no fim da reportagem).
A medida vale para o condado — um tipo de subdivisão territorial dos Estados Unidos comparável a um município brasileiro — e serve para que o Legislativo e o governador do estado atuem.
LEIA TAMBÉM:
‘É como um vinho’: brasileiro se torna sommelier de cannabis em Israel
Anvisa simplifica regras para importação de produtos à base de canabidiol
DF aprova lei de incentivo à pesquisa sobre uso medicinal da maconha
Segundo um grupo local de conselheiros, as autoridades de Jackson estão “esgotadas” e temem uma “iminente ameaça à segurança e à saúde pública dos cidadãos por causa da produção ilegal de maconha” no condado.
O porta-voz da governadora Kate Brown afirmou que essas fazendas danificam o mercado da maconha legal em Oregon. “A mensagem é clara: Oregon não está aberto para o cultivo de maconha ilegal”, disse.
“São empresas criminosas que consomem nossos recursos hídricos quando nosso estado está na seca, mantém os funcionários em condições desumanas e ferem nosso mercado de maconha legal”, completou Brown.
A maconha é legal em Oregon?
Brotos de maconha em uma loja em Portland, no Oregon.
Richard Vogel/AP
A maconha é legalizada em Oregon, assim como nos vizinhos Washington e Califórnia. Em 2014, o estado no oeste americano aprovou, por referendo, a legalização da produção, processamento, da venda e do uso recreativo da maconha.
Porém, os produtores devem estar registrados. E o problema, segundo reportagem da agência Associated Press, são as fazendas que cultivam ilegalmente a cannabis — planta que é a matéria-prima da droga — e que consomem água de maneira clandestina, uma preocupação a mais em períodos de seca.
Produtores são constantemente avaliados porque há limites estabelecidos pela Autoridade de Saúde do Oregon para o conteúdo de THC, substância que faz a maconha “dar barato”. De acordo com a agência, cerca de 25% das fazendas impedem que os inspetores entrem para fazer a avaliação.
Oregon descriminaliza todas as drogas e Mississipi aprova nova bandeira; veja plebiscitos
Em novembro de 2020, os eleitores de Oregon votaram por descriminalizar o porte de pequenas quantidades de drogas pesadas, como cocaína, heroína, LSD e metanfetamina, e o estado se tornou o primeiro dos Estados Unidos a adotar tal medida. Cogumelos psicodélicos também ficaram autorizados. Relembre no VÍDEO acima.
A iniciativa antidrogas da população permitirá que as pessoas presas com pequenas quantidades de drogas pesadas evitem ser condenadas ao pagar uma multa de US$ 100 e participar de um programa de recuperação para dependentes.
Os centros de tratamento serão financiados pelas receitas da legalização da maconha. O Oregon também foi o primeiro estado americano a legalizar a droga.

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -