26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
- Publicidade -

Professora nos EUA é afastada por imitar e ridicularizar indígenas; veja vídeo

Em sua aula, professora dançou e fez ‘piada’ sobre o ‘deus água’ e o ‘deus pedra’ para os alunos. Professora de matemática ridiculariza indígenas nos EUA
Uma professora de matemática uma escola de ensino médio da Califórnia, nos Estados Unidos, foi afastada depois que veio à tona um vídeo em que ela aparece com um cocar falso mimetizando e satirizando indígenas, de acordo com reportagens de veículos de imprensa dos EUA.
Leia também
Senado dos EUA aprova nome, e Deb Haaland se torna primeira indígena a chefiar secretaria no governo
Após críticas de indígenas, time americano Cleveland Indians vai mudar nome que usou por mais de 100 anos
O vídeo foi publicado na quarta-feira (19). Nele, a professora berra a palavra “sohcahtoa” como se fosse um grito indígena —”sohcahtoa” é uma palavra para lembrar os conceitos de seno (lado oposto dividido pela hipotenusa), cosseno (lado adjacente dividido pela hipotenusa) e tangente (lado oposto dividido pelo lado adjacente) de um ângulo.
A professora bate os pés, pula e dança de uma maneira que é supostamente é semelhante a rituais indígenas. Ela ainda faz menções ao “deus água” e ao “deus pedra”, o que seriam tentativas de fazer piadas.
Reação
Segundo o “Los Angeles Times”, o órgão responsável pelas escolas na região afirmou que as ações da professora não representam os valores do distrito.
Houve um encontro para falar sobre o incidente, e diversas pessoas afirmaram que a exposição da professora foi racista.
O órgão responsável pelo ensino afirmou que o comportamento dela é totalmente inaceitável e ofensivo para os povos nativos da América.
O sindicato dos professores afirmou estar frustrado com a professora.
A diretora de um grupo de direitos indígenas do sul da Califórnia afirmou ao “Los Angeles Times” que as pessoas reagiram com um pouco de raiva porque consideraram que a atuação da professora era desrespeitosa.
Representantes de comunidades indígenas disseram ao jornal que estão cansados de serem objeto de piadas e que eles não são uma fantasia.
Na Califórnia, os alunos que ingressarem no segundo grau a partir de 2030 precisarão ter um semestre de estudos étnicos para poderem se formar.
Vídeo divulgado por aluna de estudos indígenas
O vídeo foi gravado por uma aluna que é dos povos nativos, e foi publicado em uma rede social no perfil de uma mulher chamada Akalei Brown.
O Buzzfeed News conversou com Brown. Ela é aluna de estudos dos povos nativos em uma universidade da Califórnia, e recebeu o vídeo da pessoa que gravou. Ela afirmou que esse tipo de comportamento é inaceitável, e que os adultos da comunidade indígena devem falar algo sobre a dança da professora de matemática.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -