27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
- Publicidade -

Afegã que estampou capa de revista em 1984 chega a Itália para escapar do Talibã

Sharbat Gulla, que voltou a morar no Afeganistão em 2014, pediu para deixar o país após a tomada de Cabul pelos extremistas. Governo italiano diz que vai ajudá-la a se integrar à sociedade local. Capa da ‘National Geographic’ de 1984 com a foto de Sharbat Gulla, afegã que voltou a deixar o país em 2021 após a tomada do Talibã
B.K. Bangash/Arquivo/AP Photo
A afegã Sharbat Gulla, que ficou mundialmente famosa em 1984 após estampar a capa da revista “National Geographic” com seus olhos verdes, chegou à Itália após deixar o Afeganistão com a tomada do país pelo grupo extremista islâmico Talibã. A informação foi divulgada pelo governo italiano nesta quinta-feira (25).
Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O gabinete do primeiro-ministro Mario Draghi disse que a Itália organizou a retirada de Sharbat Gulla depois que ela mesma pediu ajuda para deixar o Afeganistão. Ainda de acordo com o comunicado, o governo italiano vai ajudá-la a se integrar ao novo país.
Sharbat Gulla, em foto de 2016, ano em que voltou ao Afeganistão
Rahmat Gul/AP Photo
LEIA TAMBÉM
100 dias sob o Talibã: Afeganistão arrasado por miséria e fome
Kim Kardashian ajuda a resgatar jogadoras de futebol afegãs
Reino Unido resgata dezenas de LGBTs afegãos ameaçados pelas leis islâmicas
Gulla ganhou fama internacional em 1984 como uma garota refugiada afegã pelas lentes do fotógrafo de guerra Steve McCurry. O jornalista encontrou a mulher novamente em 2002.
“A fotografia de Gulla simboliza os contrastes dos conflitos e o capítulo da história que o Afeganistão e seu povo viveram naquele tempo”, disse o governo italiano em comunicado.
Em 2014, ela voltou a ganhar notoriedade enquanto vivia no Paquistão. Naquele ano, autoridades locais a acusaram de comprar uma identidade falsa para permanecer em solo paquistanês. Ela voltou, então, para o Afeganistão, e o então presidente a recebeu com honras e a entregou a chave de um apartamento anos depois de ela ter deixado o país para fugir da guerra.
Afeganistão: entenda os riscos para as mulheres sob o regime talibã
Itália resgata afegãos que fogem do Talibã
A Itália é um dos vários países ocidentais que resgataram centenas de afegãos após o Talibã tomar o poder, em agosto, com a saída das forças dos Estados Unidos que estavam no Afeganistão por quase 20 anos.
De acordo com o governo italiano, a sociedade civil e ongs que atuam no Afeganistão apoiaram a retirada de Gulla do país dominado pelos extremistas.

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -