28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
- Publicidade -

Anvisa recomenda exigir vacinação para Covid para entrada de viajantes no Brasil

Recomendação é para a Casa Civil e vale para entrada por ar e terra; no caso de passageiros terrestres, conselho geral da agência é proibir entrada de não vacinados. Fronteiras terrestres do país estão fechadas, com algumas exceções. Movimentação de passageiros no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, na manhã desta segunda-feira, 24 de maio de 2021
NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (25), duas notas técnicas recomendando, à Casa Civil, que a vacinação contra a Covid-19 seja obrigatória para entrada no Brasil por ar e terra. A segunda dose ou a dose única da vacina deve ter sido dada pelo menos 14 dias antes da entrada no país.
A política de entrada que está em vigor no país hoje não exige a vacinação. A entrada de estrangeiros por rodovias ou quaisquer outros meios terrestres também está proibida, com algumas exceções. A recomendação da agência é só permitir a entrada de pessoas por este modal se estiverem vacinadas. (Veja detalhes mais abaixo).
“A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, pontuou a Anvisa em uma das notas.
O g1 questionou a Casa Civil se a recomendação será acatada, mas ainda não recebeu resposta. Em caso de retorno, esta reportagem será atualizada.
Em qualquer tipo de entrada, a recomendação da agência é que sejam aceitas as vacinas aprovadas ou pela própria Anvisa ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das vacinas já aprovadas pela Anvisa – da Pfizer, Oxford/AstraZeneca, Johnson e CoronaVac –, a OMS também já valida as da Moderna, Sinopharm e Covaxin.

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -