28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
- Publicidade -

Lockdown, passaporte com validade e vacinação: os esforços da Europa para deixar de ser epicentro da Covid

Eslováquia decretou lockdown parcial; Portugal voltou com restrições em hotéis e restaurantes e Alemanha – que tem novo recorde de infecções – quer ampliar a vacinação. Pessoas caminham em rua de restaurantes em Trencin, Eslováquia, no primeiro dia de um novo lockdown contra a Covid-19 em 25 de novembro de 2021
Radovan Stoklasa/Reuters
Novamente epicentro da pandemia da Covid-19, a Europa tem dedicado esforços para controlar o avanço da doença na região antes das festas de fim de ano.
O continente responde por mais da metade da média mundial de infecções nos últimos 28 dias, segundo o levantamento desta quinta-feira (25) da universidade americana Johns Hopkins.
Mortes e hospitalizações, no entanto, estão mais baixas que durante a primeira onda da pandemia no continente – sinal do avanço da vacinação em alguns países.
OMS: Europa concentra 60% dos casos e das mortes por Covid-19 mas nenhum país está fora de perigo
O balanço mais recente de infecções no continente representa os níveis mais altos desde abril do ano passado, quando o vírus começou a se alastrar pela Itália.
Alguns dos países com baixa adesão em vacinas optaram por voltar com confinamentos obrigatórios, outros tentam incentivar a imunização com restrições para os não-vacinados.
Nesta reportagem você vai ver quais são os esforços da Europa para deixar de ser novamente o epicentro da pandemia de Covid-19.
LEIA TAMBÉM:
Baixa vacinação em alguns países e mais: por que a Europa voltou a ser epicentro da Covid-19
Depois de medidas de governos, vacinação acelera na Alemanha e Áustria
Lockdown parcial
Eslováquia
Nesta quinta, a Eslovaquia decretou lockdown parcial – a exemplo da vizinha Áustria – que deve durar cerca de duas semanas.
Restaurantes e comércios não essenciais deverão permanecer fechados, mas as escolas continuarão abertas, segundo um anúncio do governo feito na véspera.
A situação poderá ser reavaliada em 10 dias, afirmou o executivo. Um toque de recolher, da 1h00 às 5h00 também foi imposto em todo o país.
Áustria
Áustria inicia 4º lockdown para frear casos de Covid
O confinamento da Áustria, que passou a valer na segunda-feira (22), foi decretado em meio a um aumento expressivo no número de casos de Covid-19, especialmente entre não vacinados.
O país tem uma das mais baixas taxas de vacinação da Europa Ocidental. Comércio não essencial está fechado, trabalhadores foram instruídos a seguir de casa, mas as escolas continuam abertas.
A decisão foi tomada dias após o governo ter instaurado um confinamento apenas para não vacinados.
Passaporte de vacina com prazo de validade
A Comissão Europeia deverá propor em breve um prazo de validade de nove meses para o certificado de vacina, segundo a agência de notícias Bloomberg.
Depois desse prazo será necessária uma dose de reforço para renovar o documento. A medida deverá valer tanto para cidadãos do bloco, quanto para pessoas vindas de fora.
Homem apresenta passaporte da vacina para entrar no Coliseu em Roma, em foto de 6 de agosto de 2021
Guglielmo Mangiapane/Reuters
Além disso, a Comissão Europeia também deverá recomendar que os países do bloco aceitem viajantes vacinados com um dos imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A medida passaria a valer a partir de 10 de janeiro, segundo informou a Bloomberg.
Atualmente, cada país tem a autonomia de decidir quais são as vacinas aprovadas para turistas e estrangeiros poderem cruzar a fronteira.
Restrições para não vacinados
Alemanha
A Alemanha bateu nesta quinta mais um recorde de casos diários de Covid-19 – e passou dos mais de 100 mil mortos pela doença desde o início da pandemia.
O país enfrenta sua onda mais intensa da pandemia, mas o número de mortes não tem acompanhado a disparada de casos. A taxa da população completamente vacinada na Alemanha é de 67%.
O governo vem adotando restrições para não vacinados – como a apresentação de certificado de vacinação nos transportes – e faz campanha para atingir 75% da população totalmente imunizada.
Portugal
Mesmo com uma das melhores taxas de vacinação da Europa, Portugal, voltou a exigir o certificado de vacinação para entrada em hotéis e restaurantes.
O país tem 87% de sua população completamente vacinada com as duas doses, segundo levantamento da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.
A agência de vigilância sanitária francesa recomendou hoje a dose de reforço para todos os adultos. O governo francês aposta na vacinação em novas medidas social para evitar um novo confinamento.

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -