18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
- Publicidade -

Roubos-relâmpagos aterrorizam lojas dos Estados Unidos

Ataques se tornaram mais comuns perto das festas de fim de ano. Uma das lojas que foram assaltadas na região de San Francisco, nos EUA
Reprodução/Google Maps
Os Estados Unidos estão enfrentando uma onda de assaltos-relâmpagos antes das festas de fim de ano. Os criminosos aparecem de repente, assaltam uma loja em poucos minutos e escapam em carros. No passado recente, eles tiveram como alvos lojas de marcas de luxo.
Em um dos roubos mais recentes, no sábado (20), quase de 80 homens mascarados chegaram em 25 carros e assaltaram uma loja de departamentos Nordstrom em Walnut Creek, perto de São Francisco, no estado da Califórnia. Eles levaram mercadorias de luxo do primeiro andar e escaparam em alguns minutos.
O roubo ocorreu um dia depois que 40 pessoas saquearam, em segundos, uma loja da Louis Vuitton em São Francisco.
Leia também
Loja da Louis Vuitton é saqueada nos EUA; veja vídeo
Loja da Louis Vuitton é saqueada nos EUA; veja vídeo
E perto de Chicago, atingido por uma série de roubos semelhantes, uma gangue de 14 criminosos invadiu outra loja da Louis Vuitton no subúrbio de Oak Brook, levando mais de US$ 100 mil (R$ 558 mil) em bolsas e roupas. Foi o terceiro ataque a uma loja da Vuitton na área de Chicago em um mês.
Prisão é difícil
Os varejistas de todo o país estão tomando precauções contra possíveis falsificações, já que o tamanho das gangues e o planejamento das ações tornam sua prisão muito difícil.
“O nível de roubos organizados que estamos testemunhando é simplesmente inaceitável”, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, na terça-feira.
“As lojas e os compradores devem se sentir seguros ao fazer suas compras de Natal”, disse ele.
Os roubos acontecem em um momento importante no calendário de compras dos Estados Unidos: o Dia de Ação de Graças é celebrado nesta quinta-feira, e a “Black Friday” um dia depois, marca o início tradicional da frenética temporada de compras natalinas.
Newson ordenou que uma força especial dentro da Patrulha Rodoviária da Califórnia trabalhasse com a polícia local para resolver o problema.
Apesar disso, o número de roubos aumentou: uma gangue de quase 40 ladrões roubou uma joalheria recentemente em Hayward, perto de São Francisco.
Perto de Oakland, uma loja de roupas casuais também foi varrida: o vídeo de segurança mostra mais de 30 homens mascarados entrando em uma pequena loja, pegando sapatos e roupas e fugindo em menos de um minuto.
Crime mais comum em 2021
Roubos-relâmpago ocorrem há anos nos Estados Unidos, mas se multiplicaram em 2021, afetando pequenas farmácias, redes de lojas de roupas de nível médio e lojas de luxo de alto padrão.
Mas a escala e a velocidade do ataque contra a Nordstrom em Walnut Creek chocaram os americanos.
“Eu nem classificaria como crime organizado, isso foi terrorismo doméstico”, disse Rachel Michelin, presidente da ‘California Retail Association’, ao canal de televisão Fox40 em Sacramento.
Atrevido e gráfico
Jeffrey Ian Ross, criminologista da Universidade de Baltimore, disse que não há indício de que os roubos a lojas tenham aumentado significativamente nos Estados Unidos.
No entanto, segundo o especialista, a velocidade com que as imagens dos assaltos se espalharam nos noticiários e nas redes sociais pode ter inspirado outras pessoas a copiá-los.
“É atrevido, é gráfico”, diz ele.
Segundo Ross, a polícia, já sobrecarregada com o aumento de casos de assassinatos e outros crimes violentos, “simplesmente não consegue acompanhar” o volume de mercadorias roubadas e as pessoas que as revendem.
Até agora, apenas três pessoas envolvidas no roubo de Walnut Creek foram presas, das cerca de 80 pessoas que participaram.
Na terça-feira, a promotora distrital de São Francisco, Chesa Boudin, anunciou acusações contra nove indivíduos implicados em roubos a lojas, incluindo a loja da Louis Vuitton.
Michelin, no entanto, disse que a Califórnia pode precisar de leis mais rígidas contra esse tipo de crime, onde as redes sociais parecem ser usadas para coordenar criminosos.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -