18.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
- Publicidade -

Super Bowl completa 55 anos: confira 10 fatos sobre a decisão da NFL

Primeira edição da decisão da NFL completa 55 anos e marcou início da era e maior profissionalismo do esporte nos Estados Unidos O Super Bowl, a grande decisão da NFL desde a fusão em 1967, celebra neste dia 15 de janeiro o aniversário de 55 anos. A partida que cria heróis, vilões e movimenta milhões de dólares todo ano é o evento mais assistido nos Estados Unidos e vem crescendo também ao redor do mundo.
+ Guia da temporada 2021-2022 da NFL
+ NFL: tabela completa de jogos da temporada 2021/2022
+ Acompanhe a cobertura da NFL no GloboEsporte.com
Green Bay Packers x Kansas City Chiefs – Super Bowl I
Focus on Sport/Getty Images
O Super Bowl nada mais é que o nome dado à final da NFL. A partida foi criada em 1967 no momento em que a National Football League (NFL) e a American Football League (AFL), principal concorrente, iniciavam um processo de fusão, que foi concluído três anos depois.
Na época, foram colocados frente a frente os campeões de cada liga para decidir uma taça unificada. Após a fusão, a maior parte dos times da antiga AFL passaram a fazer parte da Conferência Americana (AFC), enquanto os da NFL ficaram na Conferência Nacional (NFC).
Daí surgiu a atual divisão da liga. O campeão de cada conferência vai ao Super Bowl. Confira abaixo uma lista com algumas das curiosidades ou fatos marcantes que rolaram nas 55 edições que já aconteceram do Super Bowl:
O primeiro Super Bowl
Em 15 de janeiro de 1967, Green Bay Packers e Kansas City Chiefs entraram em campo no Coliseu de Los Angeles para fazer a primeira final entre NFL-AFL. À época, a decisão ainda não havia ganhando o nome de Super Bowl e a fusão entre as duas ligas não havia sido concluída.
O Super Bowl I foi vencido pelo Green Bay Packers por 35 a 10 sobre o Kansas City Chiefs
Getty Images
Os Chiefs eram os representantes da AFL na final enquanto os Packers representavam a NFL. Vitória do Green Bay de Vince Lombardi por 35 x 10. Foi o primeiro momento que fez parecer que a diferença entre as duas ligas era irreal.
A zebra
O Super Bowl III é considerado um dos maiores da história, não pelo placar, uma vitória de 16-7 do New York Jets sobre o Baltimore Colts, mas pelo que ele representou: a maior zebra da história da decisão da NFL.
Joe Namath New York Jets – Super Bowl III
Focus on Sport / Getty Images
Os Colts chegaram para a partida favoritos por 18 pontos contra os Jets, especialmente pela grande diferença técnica que existia entre a NFL e a AFL. Em campo, uma atuação espetacular da defesa de Nova York somada ao bom desempenho do jovem quarterback Joe Namath, eleito MVP, garantiram o triunfo.
A maior virada
Atlanta Falcons e New England Patriots protagonizaram uma decisão histórica em 2017. Perdendo por 28 x 03 a pouco mais de dois minutos para o fim do terceiro quarto, Tom Brady e companhia iniciaram a maior reação de todos os tempos.
Em virada histórica, o New England Patriots bateu o Atlanta Falcons para vencer o Super Bowl LI
Ronald Martinez/Getty Images
Os Patriots empataram o jogo nos últimos minutos em 28 x 28, levando o confronto para a prorrogação. No tempo extra, primeira posse e touchdown para New England, garantindo o título por 34 x 28.
A lavada
Em geral, os Super Bowls são jogos muito equilibrado e animados. Mas nem sempre é assim. Foi o caso em 1990, quando o San Francisco 49ers de George Seifert enfiou um 55 x 10 sobre o Denver Broncos, o quarto título da história da franquia californiana.
Jerry Rice comemora touchdown contra os Broncos 1990
Rich Pilling/Diamond Images via Getty Images
Com emoção
Se tivemos surras, também tivemos jogaços muito equilibrados e decididos nas últimas jogadas. Alguns deles, são considerados os melhores Super Bowls de todos os tempos. Como o XXXIV, por exemplo, entre Rams e Titans.
O único título da equipe, hoje, de Los Angeles foi garantido no último lance. Um tackle espetacular de Mike Jones a uma jarda da endzone para evitar o que seria o touchdown do empate de Tennessee. Vitória por 23 x 16.
Initial plugin text
Nove anos depois, Arizona Cardinals e Pittsburgh Steelers protagonizaram uma das melhores decisões da história da NFL. O Super Bowl XLIII teve de tudo, de interceptação retornada 100 jardas para o touchdown até duas viradas e lances emocionantes.
Mas nada se compara a recepção de Santonio Holmes, que deu números finais ao confronto a 35s do fim: vitória dos Steelers por 27 x 23 e 6ª taça na conta da equipe de Pittsburgh.
Initial plugin text
Mais recentemente, um jogo foi marcado por uma decisão equivocada nos minutos finais. Em uma 2ª para o goal na linha de uma jarda com 26 segundos e um tempo para pedir, o Seattle Seahawks decidiu passar a bola em vez de correr com Marshawn Lynch, um dos melhores e mais fortes running backs da NFL na época.
O resultado foi uma interceptação de Malcolm Butler em cima da linha da endzone que deu a vitória para o New England Patriots por 28 x 24, garantindo o quarto título da carreira de Tom Brady.
Initial plugin text
Helmet Catch
A temporada 2006/07 foi marcada por uma das maiores zebras da história. Na final, enfrentaram-se o New England Patriots, que fez a temporada perfeita com 16 vitórias e 0 derrotas, e o New York Giants, que passou para os playoffs no wildcard com campanha 10-6.
+ É novato?! Entenda como funciona um jogo de futebol americano no manual do GE
+ Não sabe o que é fumble, punt ou touchdown? Confira o glossário da NFL
Se no papel o jogo parecia desequilibrado, no campo a defesa dos Giants tratou de chamar a responsabilidade e infernizar a vida de Tom Brady. Apesar da ótima atuação defensiva, os Patriots venciam por 14 x 10 até que David Tyre apareceu com a “Recepção do Capacete”.
Initial plugin text
Poucas jogadas depois, Eli Manning fez o passe para touchdown faltando 39s e garantiu a vitória por 17 x 14, impedindo a temporada perfeita e marcando primeira derrota da carreira de Brady em uma decisão da NFL.
Show do Michael Jackson
Além do jogo e da taça, o Super Bowl é marcado por outro espetáculo: o show do intervalo. O evento costuma ter espetáculos apoteóticos, mas só ganhou essas dimensões depois de 1993, quando o rei do pop Michael Jackson mudou completamente os parâmetros.
Michael Jackson no show do intervalo do Super Bowl XXVII
Steve Granitz/WireImage
Polêmica Timberlake
Mas nem só de espetáculo e coisas positivas viveu o show do intervalo ao longo desses 28 anos. Em 2004, Justin Timberlake protagonizou um dos momentos mais polêmicos do show do intervalo ao arrancar um pedaço da roupa de Janet Jackson.
NRG Stadium, Houston – Janet Jackson e Justin Timberlake – Super Bowl 38
Getty Images
Mais vices
Chegar ao Super Bowl é uma coisa. Ganhar é outra completamente diferente. Ninguém sabe disso melhor do que o Denver Broncos, time com mais vices na história. São oito aparições da franquia do Colorado na decisão e apenas três títulos.
peyton manning Denver Broncos x Seattle Seahawks super bowl
Getty Images
Mais títulos
Uma outra franquia também perdeu a final da NFL cinco vezes: o New England Patriots. Porém, o fez em 11 aparições, ficando seis vezes com a taça, o maior campeão ao lado do Pittsburgh Steelers, que também levou o troféu Vince Lombardi para casa seis vezes.
Super Bowl LIII – New England Patriots x Los Angeles Rams – Tom Brady
Mike Ehrmann/Getty Images
Santonio Holmes recebe a taça do Super Bowl
Focus on Sport/Getty Images

Fonte: Globo Esporte

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -