23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
- Publicidade -

Pita Taufatofua: ‘besuntado de Tonga’ pede ajuda ao seu país e revela não ter notícias do pai

Erupção de vulcão em Tonga deixou mortos e causou tsunami até no Alasca. ‘Estou torcendo e rezando para que meu pai esteja bem’, diz o atleta olímpico, que também é embaixador do Unicef. Malia Paseka e Pita Taufatofua, o ‘besuntado de Tonga’, levam a bandeira do país da Oceania durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão
Stefan Wermuth/Reuters
Pita Taufatofua, atleta olímpico que é mais conhecido como “besuntado de Tonga”, afirmou à agência de notícias France Presse que não tem informações do pai desde a erupção do vulcão submarino que atingiu seu país no sábado (15).
“Estou torcendo e rezando para que meu pai esteja bem”, disse Taufatofua, que competiu nos Jogos Olímpicos do Rio e de Tóquio e nos Jogos de Inverno de 2018 e também é embaixador do Unicef (Fundo para Crianças das Nações Unidas) para o Pacífico desde 2018.
O governo de Tonga confirmou a morte de três pessoas até o momento: Angela Glover, uma britânica de 50 anos que cuidava de uma ONG de proteção animal; uma mulher de 65 anos na ilha da Manga; e um homem de 49 anos na ilha de Nomuka.
O governo informou também que todas as casas foram destruídas na ilha da Manga, só sobraram duas casas na ilha Fonoifua e a ilha Nomuka teve “danos extensivos” devido à erupção (veja no vídeo abaixo).
A atividade do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai gerou um tsunami que atingiu até o Alasca e causou duas mortes no Peru, do outro lado do Oceano Pacífico: duas mulheres que se afogaram no norte do país.
VEJA TAMBÉM:
Sobe para 5 o número de mortos após erupção de vulcão em Tonga
ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram destruição causada pela erupção
6 gráficos mostram como erupção se expandiu pelo Oceano Pacífico de forma tão violenta
Peru isola praias após vazamento de petróleo atribuído a tsunami causado por vulcão em Tonga
Imagens de satélite mostram destruição causada por vulcão em Tonga; veja antes e depois
Onde fica Tonga?
Taufatofua conversou com a France Presse a partir de Brisbane, na Austrália. Tonga é um arquipélago na Oceania, a leste da Austrália, que tem cerca de 100 mil habitantes e é formado por 176 ilhas no Pacífico Sul (veja no mapa abaixo).
A principal ilha é Tongatapu, onde fica a capital Nuku’alofa, que tem cerca de 23 mil habitantes.
O atleta disse que seu pai viajou para Tongatapu dias antes da erupção do vulcão. “Ele tinha acabado de ser nomeado governador de Ha’Apai, então teve que retornar a Tongatapu para a abertura do Parlamento”, disse Taufatofua, que também pediu ajuda ao seu país.
Mapa identifica área de erupção de vulcão em Tonga
Mundo/g1
O atleta disse que uma enorme nuvem de cinzas do vulcão impediu o retorno de seu pai a Ha’Apai e que ele estava protegendo a casa à beira-mar da família, em Tongatapu, quando o tsunami ocorreu.
Taufatofua também não consegue falar com seu pai porque a comunicação de Tonga foi prejudicada pela erupção, pois o cabo submarino que conecta o país ao resto do mundo foi danificado.
Veja abaixo imagens que mostram o antes e depois da erupção:
Imagem da nuvem de cinzas liberada após a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai no sábado (15)
Tonga Geological Services
Combinação de imagens de satélite mostra casas e edifícios em Tonga, em 29 de dezembro de 2021 (acima) e em 18 de janeiro de 2022, antes e depois a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai
Maxar Technologies via AP
Combinação de imagens de satélite mostra as principais instalações portuárias de Nuku’alofa, capital de Tonga, em 29 de dezembro de 2021 (acima) e em 18 de janeiro de 2022 (abaixo), antes e depois da erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai
Maxar Technologies via AP
Combinação de imagens de satélite mostra Niutoua, em Tongatapu, principal ilha de Tonga, em 9 de janeiro de 2021 (acima) e em 17 de janeiro de 2022 (abaixo), após a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai
Planet Labs PBC via AP
Combinação de imagens de satélite mostra visão geral de Kanokupolu, em Tongatapu, em Tonga, em 14 de janeiro de 2022 (acima) e em 16 de janeiro de 2022 (abaixo) após a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai
Planet Labs PBC via AP
Combinação de imagens de satélite mostra o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai, em Tonga, em 10 de abril de 2021 (no topo), em 6 de janeiro de 2022 (no meio) e em 18 de janeiro de 2022 (abaixo)
Maxar Technologies via AP
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -