23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
- Publicidade -

Pita Taufatofua: ‘besuntado de Tonga’ já arrecadou R$ 1,8 milhão em doações para o país

Atleta olímpico, que está sem informações do pai, criou campanha na internet. Erupção de vulcão causou rastro de destruição em Tonga, mortos até no Peru e tsunami que atingiu até o Alasca. Pita Taufatofua, o ‘besuntado de Tonga’, comemora o envio de ajuda ao seu país após a erupção de um vulcão submarino que causou um rastro de destruição no sábado (15)
Reprodução/Twitter
Pita Taufatofua, atleta olímpico que é mais conhecido como “besuntado de Tonga”, já arrecadou mais de 450 mil dólares australianos (mais de R$ 1,8 milhão) em doações para o seu país, um pequeno reino insular no meio do Oceano Pacífico que foi devastado por um vulcão no sábado (15).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Taufatofua, que competiu nos Jogos Olímpicos do Rio e de Tóquio e nos Jogos de Inverno de 2018, é embaixador do Unicef (Fundo para Crianças das Nações Unidas) para o Pacífico e está sem notícias do pai desde a erupção.
Ele tem publicado fotos e informações sobre a destruição causada pela erupção em suas redes sociais e criou uma campanha para arrecadar dinheiro.
Em uma das imagens, o embaixador do Unicef que comemora o envio de ajuda ao seu país: “Feliz em dizer que esta manhã fomos capazes de obter a primeira carga de suprimentos necessários” (veja na imagem acima).
Malia Paseka e Pita Taufatofua, o ‘besuntado de Tonga’, levam a bandeira do país durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021
Stefan Wermuth/Reuters
Mas os aviões com ajuda humanitária ainda não puderam deixar a Austrália e a Nova Zelândia em direção a Tonga, pois a pista do principal aeroporto do país está coberta de cinzes (veja mais abaixo).
A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai causou um rastro de destruição não só em Tonga, com mortes no país e até no Peru, do outro lado do Pacífico, e um tsunami que gerou alerta do Japão aos Estados Unidos e atingiu até o Alasca.
“Estou torcendo e rezando para que meu pai esteja bem”, disse Taufatofua, que está em Brisbane, na Austrália, à agência de notícias France Presse. A conexão telefônica de Tonga foi reestabelecida nesta quarta-feira (19), mas o país deve ficar sem conexão com internet por um mês.
Tonga é um arquipélago na Oceania que tem cerca de 100 mil habitantes e é formado por 176 ilhas no Pacífico Sul (veja no mapa abaixo). A principal ilha é Tongatapu, onde fica a capital Nuku’alofa, que tem cerca de 23 mil habitantes.
Mapa identifica área de erupção de vulcão submarino em Tonga
Mundo/g1
O atleta disse que seu pai viajou para Tongatapu dias antes da erupção do vulcão. “Ele tinha acabado de ser nomeado governador de Ha’Apai, então teve que retornar a Tongatapu para a abertura do Parlamento”.
Ele disse que a enorme nuvem de cinzas causada pelo vulcão impediu o retorno de seu pai a Ha’Apai e ele estava protegendo a casa à beira-mar da família em Tongatapu quando o tsunami ocorreu.
Veja no vídeo abaixo imagens que mostram a destruição causada em Tonga pela erupção:
VEJA TAMBÉM:
Sobe para 5 o número de mortos após erupção de vulcão em Tonga
ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram destruição causada pela erupção
6 gráficos mostram como erupção se expandiu pelo Oceano Pacífico de forma tão violenta
Como é um vulcão submarino e por que foi tão violenta a erupção que gerou o tsunami
Imagens de satélite mostram destruição causada por vulcão em Tonga; veja antes e depois
Tentativa de recuperação
Tonga tenta acelerar nesta quarta a limpeza do principal aeroporto do país, retirando as cinzas sobre a pista para permitir a chegada da ajuda humanitária ao país.
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’Apai expeliu uma nuvem de fumaça de 30 km de altura, que foi capturada por satélites e lançou cinzas, gás e chuva ácida sobre grandes áreas do Pacífico.
O governo de Tonga diz que o nível do mar subiu “até 15 metros” devido ao tsunami e confirmou a morte de três pessoas até o momento: Angela Glover, uma britânica de 50 anos que cuidava de uma ONG de proteção animal; uma mulher de 65 anos e um homem de 49 anos.
O governo chamou a erupção de “desastre sem precedentes” e diz que o balanço dos danos causados é dificultado pela queda na comunicação do arquipélago (um cabo submarino se rompeu e a reparação pode demorar pelo menos quatro semanas).
Aviões prontos para a ajuda
Austrália e Nova Zelândia têm aviões militares prontos para enviar suprimentos de emergência a Tonga mas ainda não podem voar devido ao acúmulo de cinzas vulcânicas na ilha principal, pois elas podem colocar as aeronaves em risco.
Uma camada de 5 a 10 centímetros de cinzas se acumulou na pista do aeroporto de Tongatapu, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), mas a entidade está confiante de que ela poderá ser limpa em breve.
“Pensávamos que [o aeroporto] estaria operacional ontem, mas não foi completamente limpo porque mais cinzas estão caindo”, afirmou Jonathan Veitch, coordenador da ONU para o desastre. “Eles estão limpando a um ritmo de 100 a 200 metros por dia. Isso significa que devem terminar hoje”.
Um navio australiano com ajuda de emergência deve partir em breve para Tonga, mas a viagem pelo mar dura cinco dias. Dois navios neozelandeses já partiram na terça com equipes de resgate e suprimentos de água e devem chegar na sexta ao arquipélago.
Isolada do mundo
Tonga foi praticamente isolada do mundo desde a erupção e depende de telefones via satélite para se comunicar com outros países. Para piorar, a situação pode continuar assim por pelo menos um mês.
“A empresa de cabos americana SubCom diz que levará pelo menos quatro semanas para reparar o cabo de conexão de Tonga”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia em um comunicado.
O governo de Tonga disse que um vilarejo na Ilha da Manga foi completamente arrasado pelo tsunami gerado pela erupção e outros têm apenas algumas casas de pé.
Disse também que enviou de equipes de resgate para retirar os habitantes das áreas mais afetadas e navios do Exército com profissionais de saúde e suprimentos (água, alimentos e barracas).
Além de causar duas mortes no Peru, a força do tsunami causou um derramamento de óleo no país sul-americano, com uma mancha de pelo menos 18 mil m² que afeta praias, áreas protegidas e fauna marinha na província de Callao (veja no vídeo abaixo).
Peru isola praias após vazamento de petróleo atribuído a fortes ondas de tsunami em Tonga
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -