27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
- Publicidade -

PREFEITURA VAI DOBRAR INVESTIMENTOS EM EDITAIS PÚBLICOS PARA INCENTIVAR CULTURA E TURISMO

O ano de 2022 será de investimento para o setor de Cultura e Turismo em Campo Grande. A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) planeja passos ainda maiores para injeção econômica na Cultura e o Turismo de Campo Grande. A intenção para 2022 é dobrar os valores investidos em todos os editais abertos pela Sectur, inclusive os editais do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (Fmic) e Programa de Fomento ao Teatro (Fomteatro).

O Aeroporto Internacional de Campo Grande está sendo reformado e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também passará por revitalização. Espera-se que o espaço conte com estrutura moderna, tecnológica, para que seja possível encantar os turistas que querem saber mais da Capital. Outros três CAT’s devem ser inaugurados nos três maiores shoppings da cidade, em parceria com a instituição Campo Grande Destination.

Previsto como meta da Prefeitura, a Rota do Turismo Ciclístico de Rochedinho – distrito de CG – também deve ser ativada no primeiro semestre deste ano, em parceria com o Firebikers. A Sectur lançará mais um edital, o Festival Reviva Campo Grande, previsto para ocorrer em maio, com o valor de R$ 4 milhões.

O ano de 2021 foi importante para o Turismo em Campo Grande. Os profissionais da área puderam, pela primeira vez, participar de um edital voltado totalmente ao Turismo, para fomento de eventos geradores de fluxo turístico: o Reviva Mais Turismo. Meio milhão de reais foram investidos e milhares de pessoas visitaram Campo Grande para participar dos eventos contemplados pelo edital, como o 1º Festival de Carnes MS e a Mostra Gastronômica Mato Grosso do Sul.

As classes de Teatro, Dança, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Literatura participaram também, pela primeira vez, de um edital de premiação, o Prêmio Ipê. Essa premiação tornou-se um verdadeiro marco por conta da desburocratização das inscrições, pela movimentação que gerou e ainda irá gerar nos últimos meses do ano, e pela pulverização econômica aos artistas campo-grandenses.

PREFEITURA VAI DOBRAR INVESTIMENTOS EM EDITAIS PÚBLICOS PARA INCENTIVAR CULTURA E TURISMO

No setor de eventos, a Prefeitura movimentou diversos projetos importantes, levando cultura a todos os bairros com Sábado do Agito, Sextou na Praça e Cultura Vai à Escola. O Domingo em Família ganhou novo formato, com uma das vias dos altos da Avenida Afonso Pena interditada para a promoção de diversas ações, como shows musicais, peças teatrais, aulas de ritmos, entregas de mudas e muitos outros serviços, ofertados por uma série de secretarias da Prefeitura Municipal.

Valorização do patrimônio

O setor de patrimônio também foi protagonista no ano de 2021. A valorização do patrimônio cultural por meio da revitalização de monumentos da cidade vem ocorrendo desde o mês de maio com o monumento “O Aprendiz”.

Além dele, outros quatro monumentos entraram no projeto de revitalização e, até o momento, foram entregues revitalizados: o “O Beijo”, localizado na rotatória do Lago do Amor, e estão em processo de revitalização, o “Obelisco”, localizado no cruzamento da Afonso Pena com a José Antônio, o “Carro de Boi”, em frente ao Horto Florestal, e o “Ninhal”, no final da avenida Afonso Pena.

O projeto Cores e Vias também abrilhantou os olhos dos moradores de Campo Grande com a revitalização nas cores da bandeira da Capital do viaduto Senador Italívio Coelho, localizado na Afonso Pena com a Ceará.

Outro importante passo tomado pela pasta foi a mudança permanente do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) para o bairro São Francisco, na Rua Brasil, 464. Após 13 anos no mesmo endereço, o Arca passa a contar com toda a acessibilidade necessária para atender a população em um prédio de 639,58 m², contendo dois andares e garagem privativa.

O novo espaço possibilita um melhor atendimento aos pesquisadores e ao público em geral, além de dispor de maiores espaços para a acomodação dos arquivos e para a manutenção dos mesmos.

Falando em novos espaços, a Prefeitura recebeu o prédio da Morada dos Baís e pretende reativá-lo com ações culturais e com o Centro de Referência Municipal de Artesanato oficialmente no ano que vem.

Novo ônibus City Tour e CAT Aeroporto tecnológico são importantes ações para 2022

Os passeios com City Tour tiveram grande destaque em 2021. O ônibus foi palco de grandes projetos como o City Tour Descubra Campo Grande, que em oito edições permitiu que crianças carentes conhecessem a história da cidade onde moram e, em parceria com o Shopping Campo Grande, visitar, pela primeira vez na vida, grandes centros comerciais.

Em 2022 o ônibus deve ser ainda mais usado pela Prefeitura, visto que um novo veículo está previsto para ser entregue à municipalidade, mais interativo, tecnológico e acessível.

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -