22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
- Publicidade -

Primavera começa nesta semana e dá início ao plantio das principais culturas de verão

A primavera no Hemisfério Sul começa na próxima quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro

Por Manuela Rolim Siqueira – .

A primavera no Hemisfério Sul começa às 22h04 da próxima quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48. O período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte (centrossul). Veja figura 1a.

Na primavera, os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. Já as temperaturas são mais elevadas em grande parte do Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil (figura 1b).

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia.

Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que provocam chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.

Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do País, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão.

Confira o Prognóstico Climático da Primavera 2022 completo AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Por Manuela Rolim Siqueira – .  INMET

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -