27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
- Publicidade -

Mais de 60 atletas participaram dos Jogos Brasileiros para Transplantados em Curitiba

Competição aconteceu no início de setembro e resultados oficiais foram divulgados nesta semana.

Uma celebração para uma segunda chance de viver. Esse foi o resumo da 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, que aconteceu de 01 a 04 de setembro em Curitiba. O evento contou com 68 atletas transplantados inscritos de todo o País e da América Latina para competir em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual. Os resultados oficiais foram divulgados nesta semana e podem ser conferidos no site da competição – www.jbtxcuritiba.com.br.

“Nosso principal objetivo foi cumprido. Além de reunir essas pessoas e ressaltar a importância da atividade física, queremos chamar a atenção e aumentar a percepção do público geral sobre a importância da doação de órgãos”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), Edson Arakaki. A Associação realizou o evento junto da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (Smelj).

Liège Gautério, de 49 anos, fez um transplante de pulmão há 10 anos e esteve no podium como vice-campeã da corrida de 5 km. Ela destaca que o evento foi um “momento especial de confraternização e de celebração da vida através do esporte”.

Carlos Rezende, o Professor Carlão, competiu no ciclismo e na corrida de 5 km, e ainda protagonizou junto de seu doador, o Luiz Eduardo Pereira, o Dudu, Desafio 200 Sangue Bom. Os dois, que tiveram suas vidas conectadas quando Carlão, diagnosticado com uma doença sanguínea passou pelo transplante de medula, doada por Dudu, percorreram 200 km pedalando entre as cidades de Rio Azul-PR até a capital do Estado, Curitiba. O desafio iniciou no dia 31 de agosto e a chegada foi no dia 01 de setembro, exatamente na Abertura dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx).

“Estou Atleta Transplantado graças a um gesto de amor chamado doação de medula óssea. Com o esporte, celebramos a vida e o amor ao próximo”, resumiu o atleta.

Sobre o JBTX

A primeira edição dos Jogos aconteceu em 2019 e reuniu cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos de todas as regiões do País. A competição também tem uma edição latino-americana e outra mundial e Curitiba foi a pioneira em um campeonato nacional.  Em razão da pandemia os Jogos ficaram dois anos suspensos e agora, em 2022, voltaram a acontecer na capital paranaense.

Dentre os principais benefícios da atividade física estão o combate ao excesso de peso; a melhora na autoestima; diminuição da depressão, estresse e cansaço; aumento da disposição; fortalecimento do sistema imune; melhora da força e resistência muscular; fortalecimento dos ossos e das articulações; diminuição do risco de doenças cardiovasculares.  

A 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados contou com o apoio das entidades – Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Instituto #deixevivo, Instituto Gabriel, Instituto Sangue Bom, Instituto Sou Doador, Liga Atletas TX, Se Mexe Tx.

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -