22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
- Publicidade -

Ação de combate à violência contra a pessoa idosa tem 16,9 mil vítimas atendidas e mais de 600 prisões

Iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, teve os números divulgados na última sexta-feira (23).

A terceira edição da Operação Vetus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), criada para reforçar o combate aos crimes de violência contra a pessoa idosa em todo o país, atingiu, em um mês, a marca de 16.911 vítimas atendidas, 258 vítimas resgatadas, 614 prisões e 48 menores apreendidos. A ação chegou a 3.220 municípios nos 26 estados e ao Distrito Federal.

Responsável pelo recebimento das denúncias investigadas pela Operação Vetus, o Disque 100 recebeu, até julho de 2022, mais de 44 mil registros relacionados à violência contra pessoas idosas. “As denúncias feitas são tão importantes para reprimir todo e qualquer tipo de violência. A operação também se faz necessária no que diz respeito a realizar ações preventivas e a evitar que crimes dessa natureza aconteçam”, diz a ministra Cristiane Britto, do MMFDH. 

Neste ano, cerca de 15,7 mil profissionais atuaram entre os meses de agosto e setembro em ações preventivas e repressivas, com a apuração de 12.139 denúncias e a realização de 24.245 diligências. Foram solicitadas 1.545 medidas protetivas de urgência, instaurados 3.700 inquéritos policiais e cumpridos 409 mandados judiciais.

Além das ações repressivas, a Operação Vetus também atuou na prevenção e na conscientização sobre crimes de violência contra idosos. Nesta edição, mais de 494 ações educativas foram realizadas em todo o Brasil. 

Histórico 

A Operação Vetus é realizada anualmente desde 2020, de forma integrada com participação do MMFDH, do MJSP, do Ministério Público e polícias Civil e Militar de todo o país.   

Leia também:  

Operação Vetus 3 investiga crimes de violência contra pessoas idosas  

Pessoas Idosas são maiores vítimas de violência patrimonial e financeira no Brasil

Denúncias 

As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do Ligue 180 ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil de forma anônima, em qualquer dia da semana e a qualquer tempo. Também estão disponíveis os telefones 197 da Polícia Civil e 190 da Polícia Militar. É possível, ainda, denunciar presencialmente em qualquer Delegacia Especializada na Proteção ao Idoso ou outra unidade da Polícia Civil.

Saiba mais 

A violência pode ser classificada como física, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual e discriminação. Confira como cada uma pode afetar a vida da pessoa idosa:  

violência física – na maioria das vezes, ocorre dentro de casa e é provocada por pessoas próximas, como filhos, cônjuge, netos, cuidadores, entre outras. Em geral, são agressões, tapas, pontapés, beliscões e empurrões. 

violência psicológica – se constitui de agressões verbais, menosprezo, desprezo ou qualquer ação que traga sofrimento emocional, como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição à liberdade de expressão. 

negligência – recusa ou omissão de cuidados. Manifesta-se com frequência tanto no ambiente familiar como em instituições que prestam serviços de cuidados e de acolhimento a pessoas idosas. 

violência institucional – qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado). As instituições podem cometer esse tipo de negligência por meio de ações desatenciosas ou omissivas por parte de funcionários. 

abuso financeiro – exploração ilegal ou uso não consentido dos recursos financeiros da pessoa idosa. Normalmente, o violador se apropria indevidamente do dinheiro, de cartões bancários e utiliza os valores com finalidades que não sejam a promoção do cuidado. 

violência patrimonial – qualquer prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar um documento sem ser explicado para quais fins é destinado, alterações em testamento, fazer uma procuração ou ultrapassar os poderes de mandato, antecipação de herança ou venda de bens móveis e imóveis sem o consentimento espontâneo do idoso, falsificação de assinatura etc. 

violência sexual – ato sexual utilizando pessoas idosas que visa obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de coação com violência física ou ameaças. 

discriminação – comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição. 

(Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -