28.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
- Publicidade -

Veja quem são os 8 deputados federais eleitos por MS

A bancada federal de Mato Grosso do Sul na Câmara terá uma renovação de 50%. Dos oito parlamentares, quatro foram reeleitos.

Por g1 MS — Mato Grosso do Sul

Os eleitores de Mato Grosso do Sul escolheram, na eleição desse domingo (2), os oito representantes do estado na Câmara dos Deputados para os próximos quatro anos.

A bancada federal de Mato Grosso do Sul na Câmara terá uma renovação de 50%. Dos oito parlamentares, quatro foram reeleitos.

Beto Pereira (PSDB), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Dr. Luiz Ovando (Progressistas).

O caso de Geraldo Resende (PSDB), que na atual legislatura era suplente da deputada Tereza Cristina (PP) e chegou a assumir o mandato temporariamente em alguns momentos, não pode ser considerado uma reeleição.

Novatos

Entre os novatos eleitos por Mato Grosso do Sul para a Câmara dos Deputados está o advogado Marcos Pollon, do PL. Bolsonarista, é reconhecimento nacional e internacionalmente como especialista na legislação de acesso às armas de fogo no Brasil.

Durante a campanha destacou que sua proposta não se pautava apenas na questão das armas, mas também contemplava a saúde, educação, segurança, agronegócio, além do direito a legística defesa armada.

Outro estreante na Câmara no próximo exercício é o também peelista Rodolfo Nogueira. Presidente regional do partido no estado, produtor rural em Bela Vista, fez campanha vinculando seu nome ao do presidente Jair Bolsonaro. Em uma de suas peças publicitárias chegava a dizer que era o “Gordinho do Bolsonaro”.

Além de Pollon e Nogueira, também vai debutar na Câmara dos Deputados em 2023 a atual vereadora do PT em Campo Grande, Camila Jara. Ela fez uma campanha defendendo como bandeiras o ativismo pelos direitos humanos, a igualdade de gênero e o combate às desigualdades.

Com três parlamentares eleitos, o PSDB é o partido que terá mais cadeiras na próxima legislatura, seguido pelo PT e PL, com duas.

Confira abaixo a relação dos deputados federais eleitos pelo Mato Grosso do Sul e o número de votos:

  • Marcos Pollon (PL): 7,33% – 103.111 votos
  • Beto Pereira (PSDB): 6,96% – 97.872 votos
  • Dr. Geraldo Resende (PSDB) – 6,86%% – 96.519 votos
  • Vander Loubet (PT): 5,44%% – 76.571 votos
  • Camila Jara (PT): 4,02%% – 56.552 votos
  • Dagoberto (PSDB): 3,43% – 48.217 votos
  • Dr. Luiz Ovando (PROGRESSISTAS): 3,23% – 45.491 votos
  • Rodolfo Nogueira (PL): 2,97% – 41.773
Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -