27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
- Publicidade -

Paratleta campeão Daniel Dias participa de evento mundial de atletismo amistoso após se despedir das piscinas em Tóquio

Nadador brasileiro consagrado em quatro participações de paralimpíadas aceitou desafio e vai correr nas pistas pela primeira vez

Com 27 medalhas no currículo, frutos da participação em quatro Paralimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021), o nadador brasileiro Daniel Dias, 34 anos, que havia se despedido das piscinas em setembro do ano passado, agora encara um novo desafio na prática esportiva: correr em uma pista de atletismo. Para isso, ele foi convidado a participar do Running Clinic Ottobock edição Chile, um evento destinado ao esporte para pessoas amputadas dos membros inferiores, usuárias de próteses e que nunca tiveram experiência com corrida ou querem voltar a correr. Os participantes, de seis países da América Latina, estarão reunidos de 11 a 13 de outubro em Santiago, capital chilena, para focar no aprendizado do esporte, juntamente com equipe de peso da Ottobock América Latina. 

O Running Clinic é promovido pela Ottobock, empresa alemã que produz próteses e órteses com tecnologia de ponta, muitas vezes utilizadas por atletas de alto rendimento, como é o caso de Daniel Dias, embaixador da marca no Brasil. Com isso, ele foi convidado pela empresa para integrar a equipe que vai participar do evento. 

O objetivo é reunir pessoas que desejam aprender a correr e desfrutar da atividade pela primeira vez. Os participantes do evento vão utilizar durante os três dias uma prótese desportiva produzida pela empresa alemã. No último dia, que será aberto ao público, vão correr 200 metros para mostrar o que aprenderam durante as atividades esportivas. 

Daniel Dias, ainda iniciante na prática de corrida, juntamente com os demais integrantes da América Latina, terá uma figura de referência em Santiago: trata-se do alemão Heinrich Popow, que competiu na modalidade nas Paralimpíadas de 2004, 2008 e 2012, e que estará no evento para compartilhar conhecimento e motivação com os participantes. Outro brasileiro que estará em Santiago é o velocista Vinícius Rodrigues, medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio 2021, que fará uma disputa amistosa contra a atleta chilena Amanda Cerna, que também competiu na capital do Japão no ano passado. 

Prática agradável e desafiante 

O convite foi feito pela empresa alemã e prontamente aceito pelo embaixador e medalhista paralímpico. Encarar a participação em um evento de um novo esporte aos 34 anos e depois de tantas conquistas nas piscinas faz parte do perfil do atleta, que não dispensa desafios. “A grande verdade é que eu gosto de desafios e por isso aceitei esse convite. Além disso, a corrida tem sido também uma atividade que eu consigo praticar com a minha esposa, o que me fez gostar ainda mais disso”, explica. 

Estar nas pistas será uma novidade para o nadador, que não esconde a expectativa de testar suas habilidades em um novo esporte. “Nunca havia participado de uma competição do atletismo paralímpico. Ainda não sei como correr com a prótese, mas estou muito empolgado e feliz com a oportunidade”, comenta.  

Experiência da piscina para as pistas 

O nadador, que já deixou muitos competidores para trás com seu desempenho nas raias das piscinas paralímpicas, agora vai usar sua experiência dentro da água para as pistas em Santiago. “Por mais que seja uma modalidade diferente, a bagagem que eu tenho das piscinas pode ser um grande diferencial para atuar nesse evento, até mesmo para ajudar novas gerações. A troca de experiências é sempre muito importante e eu acredito que possa fazer a diferença”, diz o medalhista. 

Dias afirma que não há segredos em sua preparação para participar do evento em Santiago. Contudo, mesmo longe das competições após um ano do encerramento das Paralimpíadas de Tóquio, o atleta não deixou de lado a prática esportiva, o que também pode contar a seu favor neste desafio. “Ainda que eu não esteja treinando no mesmo ritmo que eu treinava na época em que competia na natação, sempre busco me manter ativo na prática esportiva, pelo menos três vezes na semana. Espero me adaptar com a prótese para a corrida para que eu possa ter um cronograma de treinamento”, afirma. 

Ator mexicano 

Junto com Dias estará também o famoso ator mexicano Juan Pablo Medina, que ficou conhecido na América Latina por sua participação na série La Casa de las Flores, da Netflix. Em 2021, após apresentar uma série de sintomas graves, o artista realizou exames e vários trombos que obstruíam seu intestino e sua perna direita foram detectados. Medina sofreu uma isquemia e teve sua perna amputada em julho deste ano. Mesmo com o susto, o ator deu a volta por cima e também aceitou o desafio de participar do evento em Santiago. 

Sobre a Ottobock 

Fundada em 1919, na Alemanha, a Ottobock possui desde então tecnologias que combinam diversão e inventibilidade com coragem e tenacidade. A empresa desenvolve soluções para tornar a rotina dos pacientes mais acessível. Em seu escopo de trabalho, a instituição investe em próteses (equipamentos usados quando o paciente é amputado); órteses (quando pacientes possuem mobilidade reduzida devido a traumas e doenças ou quando estão em processo de reabilitação); e mobility (oferecendo cadeiras para locomoção, com tecnologia adequada à necessidade da pessoa). Em sua atuação na América Latina, a empresa atende, além do Brasil, países como México, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Cuba, além de territórios da América Central. No Brasil, atualmente são oito clínicas, presentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador e, em breve, contará com a nova clínica em Goiânia.

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -