21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
- Publicidade -

UNIDADES DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES PARA ALERTAR SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

O penúltimo mês do ano já é conhecido pela campanha “Novembro Azul”, que visa alertar à população sobre a necessidade de se manter atento aos cuidados com a saúde do homem. E visando dar ainda mais importância para o assunto, as unidades de saúde da Capital estão realizando durante todo o mês ações, inclusive aos finais de semana, para que os homens de suas áreas de abrangência consigam comparecer no local para as devidas orientações. 

No início, do mês, equipes de saúde estiveram em um frigorífico da cidade para ofertar serviços e prestar orientações aos mais de 600 homens que trabalham no local. 

UNIDADES DE SAÚDE REALIZAM AÇÕES PARA ALERTAR SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE DO HOMEM

“A campanha surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata, que é um dos tipos mais comuns entre os homens, porém sabemos que muitas vezes eles deixam de fazer o acompanhamento e check-ups necessários para prevenção de quaisquer doenças, então por isso houve a necessidade de ampliar a abordagem”, explica a gerente técnica da Sesau em saúde do homem, Thamires Panferro. 

Segundo ela, um dos principais fatores que faz com que a saúde do homem seja deixada de lado por eles é a carga horária de trabalho. “Muitas vezes eles saem cedo de casa e voltam muito tarde, nos horários que estão livres, os postos já não estão mais atendendo”, completa. 

Sabendo disso, algumas unidades de saúde da Capital estão realizando ações aos finais de semana e até indo a empresas em que estão em suas áreas de abrangência, como é o caso da USF Edson Quintino Mendes, no bairro Itamaracá. A equipe foi até uma fábrica de móveis de madeira para orientar os funcionários do local sobre os cuidados com a saúde e sinais de alerta que devem ser observados. 

Durante o final de semana, outras unidades de saúde também realizaram ações, com café da manhã, consultas de rotina, encaminhamento para exames, testes para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e palestras orientativas.  

Estas ações devem continuar em todas as unidades de saúde da Capital até o final do mês, sempre tendo como público alvo os homens que moram ou trabalham nas áreas de abrangência dos postos. “Reforçamos que, se ele perceber qualquer sinal que possa gerar preocupação, como dificuldade na cicatrização de ferida, dor ao urinar, manchas na pele que surgem sem motivo aparente, ou outro sintoma que gere algum desconforto, vá até uma unidade de saúde buscar por orientação”, completa Thamires. 

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -