31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
- Publicidade -

Infância de George Orwell é ilustrada em Graphic Novel inédita no Brasil

Adaptação de ensaio autobiográfico de um dos escritores mais influentes do século XX chega ao país pelo selo Minotauro, da editora Almedina Brasil

Os acontecimentos, dilemas, frustrações e violências responsáveis por moldar os posicionamentos e crenças políticas de George Orwell, autor de clássicos da literatura como 1984 e A Revolução dos Bichos, ganham evidência em terras tupiniquins com o lançamento da Graphic Novel Tantas, Tantas Eram as Alegrias, pelo selo Minotauro da editora Almedina Brasil.

Adaptada de um ensaio autobiográfico homônimo, a obra cobre o período da infância de Orwell e escancara os desafios enfrentados pelo autor em um internato para filhos de cidadãos da alta classe da sociedade inglesa. Surras com chibatadas como punição por ter feito xixi na cama e o lembrete constante dos colegas de que ele era o garoto “pobre e bolsista” da turma são alguns dos episódios ilustrados.

Inspirado em The Echoing Green, canção do poeta William Blake, o título do livro tem apelo completamente irônico, uma vez que as memórias apresentadas podem provocar no leitor sentimentos como indignação, fúria e revolta, mas pouca ou nenhuma alegria. Ambientadas em um período anterior e durante a 1ª Grande Guerra Mundial, as passagens narradas oferecem um vislumbre das contradições entre as visões de mundo de ricos e pobres, além de expor os desconfortos causados pelos conflitos de classe que perduram até hoje.

O texto de Orwell foi adaptado para o formato de Graphic Novel pelo multipremiado escritor de quadrinhos Sean Michael Wilson, autor de mais de 40 livros e coautor de Parecomic, prefaciado pelo linguista norte-americano Noam Chomsky. Já as ilustrações ganharam vida pelas mãos de Jaime Huxtable, cartunista e ilustrador inglês que tem entre seus trabalhos G Bear & Jammo e Makers of Monsters.

Em Tantas, Tantas Eram as Alegrias, a violência dos professores e o constrangimento a que Orwell era diariamente submetido saltam das páginas. A imagem desse mundo cruel visto pelos olhos inocentes de uma criança se justapõe às reflexões da maturidade sobre o que esse tipo de escolarização diz da sociedade em que vivemos e apresenta as raízes das críticas ao poder e à autoridade tão presentes em suas obras atemporais.

Ficha técnica

Livro: Tantas, Tantas Eram as Alegrias – Graphic Novel
Autor: George Orwell, adaptado por Sean Michael Wilson e ilustrado por Jaime Huxtable
Editora: Almedina Brasil, selo Minotauro
ISBN: 9786587017693
Páginas: 112
Formato: 16x23x0,8
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -