19.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
- Publicidade -

PROCON MUNICIPAL ENCONTRA VARIAÇÃO DE ATÉ 26,32% NO GÁS DE COZINHA DE 13KG

Desde março de 2022, quando a Petrobrás S.A. anunciou o aumento de 16,1% ao preço do gás de cozinha, o Procon Municipal de Campo Grande monitora a evolução dos preços na Capital. O panorama econômico e os impactos ocasionados por eventuais variações ocorridas em relação à demanda/oferta do gás de cozinha de 13kg, justificam o monitoramento dos preços.

Após a evolução em referência, ocorreram algumas reduções nos preços, sendo que a última foi de 21,3% em 16/5/2023.

A pesquisa foi realizada no dia 22 de maio com botijão de gás de cozinha de 13kg, o mais utilizado pelos consumidores residenciais e comércios de pequeno porte, em 25 estabelecimentos comerciais, nesta Capital.

Na análise dos valores, obteve-se uma variação de até 26,32%, sendo que o menor preço encontrado foi de R$ 95,00. E o maior preço encontrado foi de R$ 120,00.

Cleiton Thiago de Almeida Pereira, subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, orienta que os consumidores façam pesquisas antes da compra, pois poderão encontrar promoções pontuais nos estabelecimentos comerciais.

“O segredo para economizar é sempre pesquisar, assim podemos encontrar promoções nos estabelecimentos comerciais, que são pontuais. Ainda assim, o Procon Municipal segue analisando os preços dos produtos e os estabelecimentos”, afirma o subsecretário.

A tabela de pesquisa de preço pode ser consultada no link a seguir:

PESQUISA DE GÁS DE COZINHA MAIO23 ATUALIZADA

Dicas para economizar o gás de cozinha:

  • Negocie com o revendedor para conseguir um desconto à vista e na taxa de serviço de entrega para que possa economizar, e que sempre exija a nota fiscal de compra, que é uma garantia que o botijão e o estabelecimento está regulado pela ANP;
  • Dependendo da forma de pagamento utilizada pelo consumidor (crédito, débito, dinheiro e PIX) pode haver variação para mais ou para menos;
  • Preste atenção também ao escolher a marca do produto. Esta também pode influenciar no valor final a ser pago pelo consumidor;
  • Evite correntes de ar na cozinha;
  • Prefira cozinhar com panelas tampadas;
  • Cuide da manutenção do seu fogão – As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás;
  • Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.
Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -