32.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
- Publicidade -

Coleta de resíduos no 11º edição do Drive-Thru da Reciclagem cresce 76,44%

Realizado entre os dias 14 a 16 de março, nos altos da Avenida Afonso Pena, o 11º Drive-Thru da Reciclagem registrou um crescimento de 76,44% no montante de resíduos coletados. De acordo com balanço feito pela Du Bem Sustentável e divulgado esta semana, foram captadas 8,8 toneladas de materiais, número superior às 5 toneladas recolhidas na 10º edição.

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) em parceria com a Du Bem Sustentável, entregou no dia 28 de março, 2,7 toneladas de resíduos recicláveis à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Campo Grande (UTR).

Conforme o Certificado de Destinação Final (CDF) realizado pela Berpram, uma das parceiras do evento foram doados: 52 quilos de latinhas, 430 quilos de livros, 480 quilos de papelão, 630 quilos de papel misto, 85 quilos de garrafas pet, 235 quilos de plástico duro colorido, 230 quilos de plásticos diversos, 45 quilos de sucata de ferro e 560 quilos de vidros. Esse material foi destinado  às quatro instituições que compõem a UTR: Atmaras/MS, Novo Horizonte, Coopermaras e Cata MS.

Para a coordenadora-geral do FAC, Adir Diniz, investir na educação ambiental e fomentar a prática do descarte correto são os principais objetivos do Drive-Thru da Reciclagem. “Tivemos um balanço muito positivo nesta última edição, e vimos que com uma maior adesão da população, ajudamos a transformar Campo Grande em uma cidade inteligente e sustentável. A educação traz a transformação e a transformação gera cultura. Ao repassarmos os materiais arrecadados para as cooperativas, nos comprometemos para que a nossa cidade se torne cada vez mais ecológica, mostrando na prática que o descarte correto beneficia todos os moradores”, afirmou.

O resíduo eletrônico contabilizou o maior montante descartado, 4.874 quilos. Além do ambiente do descarte, o evento contou com o espaço de empreendedorismo e solidariedade. Entre roupas, calçados, brinquedos e outros itens, foram arrecadados cerca de 1,2 mil itens. Quem passou pelo evento e contribuiu com a destinação correta dos resíduos levou para casa mudas frutíferas. Durante os três dias de Drive-Thru, 1.550 mudas foram distribuídas.

Para Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e fundadora da Du Bem Sustentável, a 11ª edição do Drive-Thru da Reciclagem foi muito positiva. “Nesta edição, nós focamos em mostrar o descarte correto, em fomentar a logística reversa e economia circular, unindo a educação e o impacto social. Nós tivemos um número muito positivo em relação à coleta de recicláveis. A nossa média sempre girava entre três e quatro toneladas por Drive e na 11ª edição, alcançamos 8,8 toneladas, isso mostra a responsabilidade compartilhada onde conseguimos um resultado efetivo e eficaz”, destacou Franzoloso.

Preservação da água

Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. Apenas na 11º edição do Drive-Thru da Reciclagem, 7,7 milhões de litros de água foram preservados com o descarte correto de 310 litros de óleo usado.

Um quilo de medicamento descartado no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Com o descarte correto de 101 quilos de fármacos, foram preservados 45,4 milhões de litros de água.

A 12º edição do Drive-Thru já tem data marcada e será realizada entre os dias 6 a 8 de junho de 2024.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva dos resíduos sólidos é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais. Em Campo Grande, a coleta é feita porta a porta e em locais de entrega voluntária (LEV).

Para saber onde descartar o resíduo corretamente basta clicar aqui.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

A 11ª edição do Drive-Thru da Reciclagem contemplou a meta 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável); a meta 5 (Igualdade de gênero); a meta 6 (Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), meta 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a meta 12 (Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

Também foi colocada em prática a meta 15 que tem como objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.

#pratodosverem A imagem mostra a tenda do Drive-Thru da Reciclagem em Campo Grande.

Comentários do Facebook

Confira também

- Publicidade -

AS MAIS LIDAS

- Publicidade -
- Publicidade -