O Natal se aproxima e, junto com ele, o convite para deixar o fim de ano de uma criança mais alegre. No Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul), as primeiras caixas da Campanha Caixa Encantada, iniciativa do Governo do Estado e instituições parceiras, já começaram a se encher de solidariedade.
Aos 72 anos, o servidor Rachid Waqued, fotógrafo da equipe de comunicação do Detran-MS, faz questão de manter uma tradição: ser o primeiro a fazer sua doação, seja na campanha de natal ou na de inverno. Sem muito alarde, ele sempre se antecipa. No dia seguinte à instalação da caixa no bloco 9, já chegou com os brinquedos em mãos.
Mesmo sem ter crianças em casa, Rachid tem um olhar sensível para o universo infantil, o mesmo olhar que o acompanha quando registra com a câmera diversas etapas do desenvolvimento das crianças do CEI Detran.

Na Agência Regional de Trânsito de Campo Grande (ARTCG), a mobilização também já começou. A gerente Juliana Castro é conhecida por estar sempre à frente das ações solidárias e por inspirar sua equipe e os gerentes da regional a se engajarem. “Estarei de férias no período de encerramento da campanha, mas já estou mobilizando o time para adiantar o máximo possível. É gratificante ver todo mundo se envolvendo com tanto entusiasmo”, afirma.
Para o gerente de Gestão de Pessoas do Detran-MS, David Fagundes, o espírito solidário pode começar com um pequeno gesto. “Incentive sua equipe a participar. Quem tem filhos pode aproveitar para envolvê-los na separação dos brinquedos. É uma forma simples e bonita de ensinar o valor da solidariedade desde cedo”, orienta.
As caixas de arrecadação já estão disponíveis nos blocos da sede, e a previsão é de que cheguem às agências da Capital até o fim da semana. No interior, os gerentes podem solicitar a arte da campanha para imprimir e colar em caixas de papelão, iniciando as coletas locais.
Ponto de distribuição
Assim como no ano passado, ao final da campanha, as agências do Detran-MS serão pontos oficiais de entrega dos brinquedos para instituições cadastradas no site oficial da campanha. Na última edição, a ação atendeu 356 entidades filantrópicas em 44 municípios de Mato Grosso do Sul.

As instituições que realizam trabalhos sociais com crianças podem se inscrever entre os dias 2 e 24 de outubro pelo site oficial: www.caixaencantada.ms.gov.br . Não é necessário ter CNPJ ou certidão negativa, basta comprovar o desenvolvimento de um projeto social voltado à infância.
As doações arrecadadas chegam a diversos cantos do Estado e transformam o Natal de muitas crianças. A professora Mirian Elizabeth, de Bela Vista, esteve entre as beneficiadas da campanha do ano passado.
“Esses brinquedos trazem uma magia diferente no Natal dessas crianças. São lugares onde elas só ganham esses mimos por meio de campanhas como essa, da primeira-dama Mônica Riedel”, conta ela, que atua no projeto Terço Missionário e no Assentamento Santa Marina.
Cada brinquedo doado carrega um pouco da história de quem oferece e o sonho de quem vai receber. A Caixa Encantada é mais do que uma campanha — é o elo que une servidores, famílias e crianças em torno do verdadeiro sentido do Natal: compartilhar alegria.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Mireli Obando e Arquivo